No fluxo do impacto: quem é o Fluxo Sem Tabu em números
- Eduarda Moro
- 19 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de mar.

O tabu sobre a menstruação afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente. Cerca de 713 mil meninas vivem sem acesso básico a banheiros ou chuveiros em casa, segundo dados da Unicef. Essa realidade transforma um processo natural do corpo em um desafio diário. É nesse contexto que o Fluxo Sem Tabu atua, promovendo dignidade e saúde menstrual.
Nos mais de quatro anos de existência, o Fluxo Sem Tabu impactou mais de 26 mil pessoas em todo o Brasil, graças a uma rede de mais de 280 mil colaboradores comprometidos com um futuro onde menstruar não seja motivo de vergonha ou dificuldade.
Essa mobilização se traduz em números impressionantes: até fevereiro de 2025, distribuímos 365.741 absorventes, 8.440 sabonetes, 7.380 lenços umedecidos e 6.310 calcinhas – itens essenciais para garantir dignidade a milhares de pessoas que menstruam.
Pobreza menstrual: além da falta de absorventes
O Fluxo Sem Tabu entende que a pobreza menstrual vai muito além da falta de absorventes. Esse problema impacta diretamente a educação de meninas e mulheres e está ligado à ausência de políticas públicas que garantam saneamento básico, tornando ainda mais urgente a necessidade de ações concretas por organizações como a nossa.
Por isso, atuamos nas ruas e comunidade vulneráveis por todo o Brasil, garantindo o acesso a produtos menstruais. Mas o impacto não para por aí: acreditamos no poder da comunicação para transformar realidades. Também dedicamos tempo e esforço a trabalhos de conscientização, promovendo palestras e criando materiais educativos sobre saúde menstrual, tanto on-line quanto off-line, todos disponibilizados gratuitamente.
Engajamento que transforma
O trabalho feito pelas redes sociais reforça a importância do diálogo sobre a menstruação. No TikTok, acumulamos mais de 8,7 milhões de curtidas, mais de 283 mil seguidores e alcançamos um total de 15 milhões de usuários. Já no Instagram, impactamos mais de 150 mil de pessoas, com conteúdos com 1.000 likes em média e mais de 28 mil seguidores no perfil. Além dessas plataformas, também estamos no LinkedIn e no blog.
Nosso impacto também ganhou espaço na grande mídia. O Fluxo Sem Tabu já foi destaque em veículos de renome nacional, como Veja SP, Estadão, TV Globo, Vogue, UOL Universa, TodaTeen, SBT, Marie Claire e Cultura. Essas aparições ajudam a ampliar a conscientização sobre a importância da saúde menstrual e da luta contra a pobreza menstrual.
Premiações: seguindo o 'fluxo' certo
Ver nosso trabalho transformar vidas já é gratificante, mas receber prêmios de instituições respeitadas é a confirmação de que estamos no caminho certo. Entre os reconhecimentos conquistados nos últimos quatro anos, destacam-se:
- Prêmio Notáveis CNN 2022, na categoria Saúde;
- TikTok Awards 2023, na categoria TikTok for Good;
- Medalha de Bronze do Brasil Design Awards 2023, pela identidade visual do Fluxo Sem Tabu;
- Rio WebFest 2023, na categoria Melhor vídeo institucional, pelo curta-metragem “Pobreza menstrual na escola — Fluxo Sem Tabu”.
Ajude a causar mais impacto!
O Fluxo Sem Tabu existe para garantir dignidade e saúde menstrual a quem mais precisa, mas não conseguimos fazer isso sozinhos. Cada doação é um passo a mais na luta contra a pobreza menstrual.
Inspirador demais ver o resultado de tanto trabalho
Incrívle o trabalho que está sendo feito. Que alcance cada vez mais pessoas